Cortadeira de Tubetes Abrapel

Máquina desenvolvida para atender a necessidade da indústria que tenha quecortar tubos de diversos diâmetros em momentos alternados porque não necessita  de preparação em função da variação de diâmetros dos tubos a serem cortados.Executa cortes perfeitos e sem rebarbas, com versatilidade.
Amortização rápida e garantida do investimento considerando a participação da mesma no aumento da produção nos diversos setores que utilizam tubos cortados.

 

Descrição técnica

1.0 Especificações técnicas

1.1 Modelo
• CT2S13.0

1.2 Capacidade nominal de produção
• 280 cortes/hora

1.3 Especificação do tubo
• Material : Papelão ou tubos plásticos
• Diâmetro externo : Máximo de 4” a 13”
• Diâmetro interno : Máximo de 3” a 12”
• Espessura da parede : De 1/4” a 1”
• Comprimento do tubo mãe : De 250mm a 9000mm
• Comprimento do tubo cortado : De 30mm a 4000mm

1.4 Princípios de operação
A Cortadeira de tubos Abrapel modelo CT2S13.0 é uma máquina semi automática, com excelente desempenho e versatilidade, podendo abastecer sozinha toda a necessidade de uma grande fábrica de papel e Celulose.
O abastecimento do tubo mãe até o barramento da máquina é feito manualmente pelo operador, que também impulsionará manualmente o tubo até o tope de ajuste do comprimento de corte. Esta operação não oferece qualquer dificuldade, pois os roletes de apoio direcionam o tubo, proporcionando um deslizamento suave. Uma vez abastecida a máquina, o operador aciona o botão de partida, o qual aciona o comando automático que contém a lógica de acionamento seqüencial dos motores, cilindros
pneumáticos, comandando automaticamente o movimento dos rolos de pressão sobre o tubo, a rotação do mesmo, o avanço, a penetração e retorno das serras todas estas etapas com extrema segurança, pois a Cortadeira possui uma porta de proteção quando ligada. Após completadas estas operações, para total segurança, a máquina desliga-se automaticamente. O operador impulsiona novamente o tubo mãe até o tope, aciona o botão de partida e a seqüência de movimentos é repetida.

1.5 Comprimento do tubo
O comprimento do tubo a ser cortado, é determinado pelo tope, ajustado através de uma escala métrica de aço, com comprimento máximo determinado pelo cliente. A máquina está equipada com 01 (um) tope móvel e é ajustável.

1.6 Rolos giratórios
O conjunto de 02 (dois) rolos inferiores e 01 (um) rolo superior (rolo de pressão), oferecem uma acomodação perfeita ao tubo, transmitindo-lhe rotação com segurança e precisão sem danos ao mesmo, pois a pressão que o rolo superior exerce é controlada.
A rotação dos rolos é transmitida por corrente, a partir do redutor.

1.7 serras
As serras utilizadas são de aço especial, com pastilhas de Widia afiadas com os ângulos de corte ideal para o papel de tubete isto é que garante um acabamento perfeito na região de corte com o mínimo de desgaste possível nas serras.
A rotação da serra é fornecida por motor blindado, que para maior segurança e durabilidade dos mecanismos, permanecem ligados somente durante o corte, sendo que funciona automaticamente.
Em nenhum momento, as serras permanecem expostas, dando total segurança ao operador, que também, exceto durante a troca ou manutenção, não necessita executar qualquer movimento próximo à região das serras para operar a máquina.

1.8 Captação de pó e cavacos
A proteção contra o pó é feito por um bocal localizado na parte inferior da máquina, onde se pode posicionar um saco ou caixa para armazenar o pó e cavaco produzido pela máquina na execução dos cortes. A pedido do cliente poderá ser fornecido como opcional, um  exaustor que será acoplado no bocal traseiro, e fará a extração do pó e cavaco com eficiência total devido à sucção forçada.

2.0 Garantia
A cortadeira de tubos Abrapel é garantido contra defeitos de fabricação e/ ou materiais por 12 (doze) meses após a entrega.

3.0 Documentação técnica
Manual completo, contendo instruções para instalação, operação e manutenção da Cortadeira de tubos